revistas | Monet | ed. Globo | Ed. 78

texto de Arnaldo Branco
Muitos conhecem os rumores que acusavam Xuxa e suas ajudantes de palco de tratar crianças com violência nos primórdios do programa infantil que tornou a apresentadora famosa. Mas poucos lembram de uma atração que lidava rudemente com a meninada não apenas para manter a ordem no estúdio, mas por uma questão de formato.
"Lugar de Criança" (TV Record, 1984) era um programa educativo baseado em padrões antigos de formação de caráter que estavam saindo de moda para dar lugar à psicologia infantil, mais permissiva do que o modelo disciplinador que aterrorizava nossos avós. A apresentadora era uma mulher de cabelo preso em coque, tailleur e botas de montaria conhecida por Tia Auxiliadora. Era ela quem organizava as brincadeiras de palco, tais como "Arrumando o quarto", "Modos à mesa" e "Se divertindo em silêncio".

O programa até passava desenhos animados, todos importados do Leste Europeu e de temática construtivista. Todas as músicas da atração falavam sobre os benefícios da obediência e as terríveis consequências do desregramento. O maior sucesso da Tia Auxiliadora se chamava "Vara de marmelo" e a coreografia efetivamente envolvia o uso de uma - além de uma criança.

As competições entre meninos e meninas não tinham prêmio: quem se saía bem não estava fazendo mais do que a obrigação. Mas quem não conseguia completar alguma prova ou demonstrava inabilidade para cumprir as tarefas, levava a pior: pagava prendas que iam da humilhação pública (chapéu de burro, passar o resto do programa escrevendo "sou um inútil" em quadro negro no fundo do cenário) até o castigo físico (palmatória, ficar no canto ouvindo lições de espanhol em headphones).

Havia um quadro chamado "Mau Menino", em que um juiz vestido de Papai Noel condenava crianças mal-comportadas a não receber presente de Natal por desobediência aos pais - que testemunhavam contra os filhos.
Às vezes os delitos eram considerados muito graves e o pequeno delinquente pegava dois ou mais Natais consecutivos de punição. Nunca tantas crianças choraram ao vivo para o prazer mórbido dos telespectadores.

Telespectadores que, aliás, foram responsáveis pelo fim do "Lugar de criança", quando migraram para programas que maltratavam as crianças mais sutilmente, através do estímulo a pulsões consumistas, músicas grudentas e repetitivas e outras formas de dominação das pequenas mentes em formação.

Nenhum comentário: